IA no Varejo: até onde a tecnologia pode ajudar
- Alexandre Quintela
- 15 de fev. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 29 de jun. de 2024
Se antes o mercado suspeitava que a experiência de consumo (CX) dos clientes era uma informação crucial para as vendas e, consecutivamente, para o bom giro do fluxo de caixa das empresas varejistas – independente do segmento – depois do cenário pandêmico do Covid-19 teve a absoluta certeza.

Todo grande evento que impacta o comportamento do coletivo traz incertezas e, com elas, um novo pensamento, uma virada de mindset. Foi assim com a Revolução Industrial na Europa e nos Estados Unidos na segunda metade do século XVIII, por exemplo.
A consolidação do capitalismo proveniente do desenvolvimento tecnológico acelerou transformações nas relações trabalhistas e no sistema de produção da época.
Após anos e anos desse fenômeno histórico, vem algo tão ou até mais importante: a inclusão da Inteligência Artificial em todo e qualquer processo de fabricação e venda de mercadorias. Isso é no mínimo genial, não acham?
Pois bem, aqui já é possível desmistificar alguns conceitos voltados ao bom sentimento de compra e atendimento assertivo ao cliente, pois temos que ter em mente dois tipos de consumo: físico e digital ou on-line.
Com a pandemia, todo o comércio teve que se reinventar para não fechar as suas portas. Seja na forma de abordagem ao cliente ou na entrega do que se comprou. Tudo teria que chegar até o consumidor de maneira impecável, ou seja, de um jeito ágil, seguro, correto e com valores atrativos.
E como isso foi possível ser feito se os donos de negócio e seus vendedores não tinham o produto físico para se apoiar, para provar que aquele bem de consumo era fabricado com a melhor matéria-prima, que estava em bom estado, que chegaria ao seu destino final certamente, e mais, que não custaria o dobro ou o triplo do preço?
Tudo isso foi possível graças a IA, a inteligência por trás das máquinas. E haja “cérebro” para processar o maior número de informações rapidamente. O mais intrigante de tudo isso é saber que essa metodologia pode acontecer em apenas um clique e que você como cliente participa ativamente de todo o progresso.
Pois é, ao se aceitar os tão famosos cookies e/ou pop-ups na internet, naqueles sites de compra da sua loja preferida, você dá plenos poderes a ela de lhe atender de forma mais assertiva. E o que isso quer dizer? Simples! Com apenas um clique é possível saber o seu potencial de consumo, as suas características de compra (cor, modelo, tamanho), de que lugar físico está acessando, quais são os dias melhores para sugerir vendas e por aí vai. Quer mais? Preciso dizer a você que não é ao acaso que as coisas aparecem no seu celular ou no seu tablete ou computador. Sabe, a inteligência artificial – máquinas – podem entender o que você digita e o que você fala também, por reconhecimento de voz. É por isso que fotos de lugares lindos para você viajar com a sua família aparecem ou então aquele produto maravilhoso que você pesquisou o dia todo na internet ou até mesmo àquela fome que você teve ao ver um fast food na telinha do seu dispositivo.
Para se ter agilidade de entrega, saber exatamente o quê e onde procura, o quanto você está disposto a pagar por esse ou aquele produto, as máquinas (empresas) precisam da sua autorização, das suas “dicas” virtuais.
Por outro lado, o mercado varejista pode adquirir com essa tecnologia uma melhor gestão de estoque, otimizar o processo de compra, sugerir produtos que tenham mais chance do consumidor comprar via software moderno, o machine learning, armazenar o seu histórico de compra ou até mesmo utilizar a realidade aumentada (AR) para fazer testes virtuais.
Gostaria de integrar qualquer uma dessas soluções de venda no seu negócio? Não sabe se é o momento ou quer conhecer tudo o que a inteligência artificial pode fazer para alavancar o seu faturamento.
Clique aqui que o time de especialistas da Oracullum te ajuda! Aqui encontramos as melhores estratégias para o seu negócio performar de forma certeira e eficiente. Acompanhe a transformação digital e traga à tecnologia ao seu favor.
Comments